Prefeitura e Rotary Club firmam termo de cooperação

A Prefeitura Municipal e o Rotary Club de Gramado firmaram um termo de cooperação para a implantação de um sistema de coleta de águas das chuvas nas escolas municipais Nossa Senhora de Fátima e Vicente Casagrande. O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, acompanhado do Secretário de Meio Ambiente, Márcio Coraccini, da Secretária Adjunta de Educação, Denise Foss, dos diretores das escolas Simone Tomazelli Andreis e Francisco Santos da Silva, da coordenadora de convênios, Taís Ribeiro, do Presidente do Rotary Gramado, Gilberto Bocalon e do rotariano José Almiro Barros, se reuniram, na manhã da última segunda-feira, 05, para assinarem o convênio da parceria. O projeto de aproveitamento da água da chuva utilizará a água recolhida em descargas sanitárias, rega de hortas e limpeza de pisos. O principal objetivo desta ação é mostrar, na prática, para a comunidade escolar meios para auxiliar na preservação do meio ambiente.
A Prefeitura será responsável por emitir as licenças necessárias para viabilizar o processo, fornecer através da Secretaria de Educação, os materiais necessários para a canalização e distribuição das águas tais como, calhas e canos de coleta, acessórios, curvas, conectores, luvas, joelhos e registros, materiais elétricos e de alvenaria, bem como mão de obra para instalação do sistema, além de supervisionar a execução da obra através da Secretaria de Meio Ambiente. O Rotary, por sua vez, terá como atribuições visitar a escola para definição e dimensionamento de estrutura necessária para implementação e execução do projeto, elaborar projeto arquitetônico, relação de materiais necessários para implementação e execução do projeto e fornecer alguns dos equipamentos para a obra.
“Precisamos cada vez mais buscar soluções para podermos diminuir um pouco o que não foi feito no passado. Projetos como estes devem ser divulgados e adotados por todos os prédios, sejam escolas, casas ou qualquer outro tipo de construção. Obrigado ao Rotary por essa parceria que beneficiará a nossa cidade”, comenta o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.