Secretaria de Saúde fecha nas sextas-feiras para implantação de novo sistema

A Secretaria Municipal de Saúde de Gramado está implantando um novo sistema, que oportunizará ao município uma visão completa e única das condições de saúde da população e tornará possível um planejamento amplo e preciso das ações necessárias para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população.

Devido esse novo projeto a Secretaria não realizará atendimento no segundo andar do prédio que abriga o Centro Municipal de Saúde durante as sextas-feiras, pelos próximos meses. Serviços como marcação de consultas e exames especializados e o departamento de Vigilância Sanitária, não atenderão ao público, para que os profissionais possam agilizar os cadastros no novo sistema e também realizar treinamentos.

O FastMedic integrará diversas informações que facilitarão o trabalho dos profissionais de saúde, racionalizarão os custos e, principalmente, melhorarão a qualidade da atenção prestada à população. A solução foi adquirida através de um processo licitatório e teve custo de R$ 85 mil e haverá o pagamento mensal de aproximadamente R$ 21 mil para a manutenção e a presença constante de um representante do sistema na cidade.

Todas as necessidades dos usuários serão registradas e acompanhadas, pedidos de consultas especializadas, exames, procedimentos e internações hospitalares estarão vinculadas tanto ao prontuário dos pacientes quanto aos profissionais que as solicitaram. O planejamento das ações locais de saúde como vacinações, consultas programadas e ações coletivas que poderão ser controladas e acompanhadas, permitindo aos gestores conhecer a real situação de saúde da população e as atividades desenvolvidas em cada local de atendimento.

Até o final do ano o sistema deve estar funcionando completamente e conforme os atendimentos os cidadãos gramadenses terão um cartão do sistema com foto e informações como número do RG, CPF e cartão do SUS. O processo de confecção do cartão será realizado gradualmente de acordo com os atendimentos realizados e com a reorganização dos cadastros já existentes.