Secretaria de Educação realiza seleção de professores alfabetizadores

A Prefeitura Municipal de Gramado, através da Secretaria Municipal de Educação, renovou a adesão ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, conforme resolução oito de 24 de setembro de 2015. A adesão anual tem duração de oito meses e no decorrer deste período os estudantes contam com apoio de material didático e formação inicial e continuada para os alfabetizadores, viabilizando assim, o desenvolvimento de um trabalho qualificado e de grande impacto na vida dos alfabetizandos.

Em um convênio com o Ministério da Educação a Secretaria realizará a seleção de educadores para docência nos grupos de alfabetização, no ano de 2015, pelo período de dez horas semanais. Além de serem professores alfabetizadores os interessados devem residir próximo aos núcleos de alfabetização que são: Linha Marcondes, Araripe, Tapera, Linha Nova, Furna, Moreira e Serra Grande, na zona rural e nos bairros Várzea, Piratini, Moura, Pórtico, Carniel, Avenida Central e Jardim. Além de serem formados em magistério em nível de ensino médio ou licenciados em pedagogia e terem disponibilidade para a formação inicial obrigatória de 40 horas semanais. Os professores interessados devem enviar um currículo para o e-mail educacao@gramado.rs.gov.br até o dia 20 deste mês. Os educadores recebem bolsa no valor de R$ 400, no período de realização do projeto.

O Programa Brasil Alfabetizado, carinhosamente batizado de "Gramado Alfabetizado", está no quinto ano de ação no município. É desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de alfabetizar jovens e adultos que não tiveram oportunidade na idade regular, proporcionando a continuidade dos estudos no processo de alfabetização. No ano de 2014, o Programa atendeu 77 alunos, na maioria trabalhadores urbanos, rurais e aposentados, formando sete grupos na zona urbana e rural do município.