Prefeitura Municipal de Gramado

Vice-Prefeito e Secretário de Saúde de Gramado buscam recursos em Brasília

O Vice-Prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, e o Secretário de Saúde, Jeferson Mochen, foram à Brasília, na última segunda-feira, dia 9. Em busca de recursos voltados à área da saúde do município. Dentre os pleitos dos gramadenses, está ao aumento do teto financeiro de média e alta complexidade – MAC, equipamentos para o hospital Arcanjo São Miguel (HASM), além recursos para construção e melhoras de unidades básicas de saúde. A boa notícia é a sinalização de cerca R$ 1 milhão para serem investidos na saúde da cidade.

Os representantes gramadenses visitaram o Deputado Federal, Afonso Hamm, que garantiu uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para a reforma da unidade básica de saúde do bairro Floresta. O Deputado Federal, Covatti Filho, também recebeu as autoridades municipais e prometeu destinar cerca de R$ 400 mil para melhorias da unidade de saúde do bairro Carniel. Os Deputados Danrlei de Deus, Ronaldo Nogueira e Onyx Lorenzoni, também foram visitados pelo Vice-Prefeito e pelo Secretário, que pleitaram recursos para a aquisição de aparelhos para o HASM.

“Para que a nossa comunidade siga tendo boas condições na saúde pública estamos buscando todos os recursos possíveis, pois a saúde está cada vez mais cara e não queremos diminuir nenhum tipo de atendimento, exame ou cirurgia”, comenta o Secretário de Saúde, Jeferson Moschen.

No Ministério da Saúde, foram atendidos pelo Assessor Parlamentar, Marcelo Almeida, e solicitaram aumento do teto financeiro de média e alta complexidade (MAC) e valores para reaparelhamento do HASM, os recursos pedidos giram em torno dos R$ 14 milhões. Segundo Almeida, a liberação do dinheiro será estudada no próximo ano.

A Senadora Ana Amélia Lemos também recebeu Barbacovi e Moschen que pleitearam verbas para a compra de equipamento do HASM e também para a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O Senador Lasier Martins, também visitado, se dispôs a elaborar uma emenda para o hospital.

Para o Vice-Prefeito, “as visitas que fazemos ao Governo Federal sempre são muito produtivas. Temos projetos bem elaborados, uma ótima equipe de trabalho e um trânsito muito bom com alguns Deputados, Senadores de dentro de diversos Ministérios. Tenho certeza que essa visita também colherá bons frutos para que possamos ver a saúde de Gramado se desenvolvendo cada vez mais”.

Ainda em Brasília, o Vice-Prefeito e o Secretário de Saúde, se reuniram com representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para pedir melhorias no saneamento básico da cidade.