Atividades na Escola Gentil Bonato são mantidas sem alterações após acordo

Aconteceu ontem, dia 11 de novembro, no auditório da Prefeitura Municipal de Gramado, mais uma reunião a fim de encontrar uma solução para as atividades da escola Gentil Bonato, localizada no bairro Prinstop. Estiveram presentes o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a Secretária de Educação, Julita Andreis, a Secretária Adjunta de Educação, Denise Foss, além de pais e alunos interessados.

Ao que se referia o problema, poucos alunos estavam matriculados nas séries finais do ensino fundamental. Mesmo com uma ampla pesquisa, primando a qualidade de ensino, a comunidade se fez entendida que os anos das séries finais não deveriam ser encaminhados para outra escola, como foi sugerido anteriormente. “Importante frisar que em momento algum pensou-se em fechar a escola, como foi divulgado em alguns veículos de comunicação”, afirma a Secretária de Educação, Julita Andreis.

Por outro lado, os pais se comprometeram em realizar um trabalho de busca e resgate de novos alunos, sendo moradores do Bairro e que frequentam outras escolas da cidade, para compor as turmas finais do ensino fundamental.

“Ambas as partes se uniram num único ideal, primar pela qualidade de ensino dos estudantes da escola Gentil Bonato. Mais uma vez comunidade e poder público chegam, juntos, a um bom resultado”, pondera o Prefeito Municipal, Nestor Tissot.

A Secretaria de Educação aproveita para divulgar o calendário de matrículas:

A Secretaria Municipal de Educação comunica a abertura de matrículas e rematrículas na rede municipal, para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para o Ensino Fundamental, as matrículas deverão ser realizadas na escola do Bairro de residência dos alunos, a partir de 19 de outubro de 2015 a 04 de dezembro de 2015. Para as Escolas de Educação Infantil as Rematrículas deverão ocorrer no período de 09 de novembro a 11 de dezembro de 2015, na escola que a criança já frequenta.

A Secretaria ainda informa que deve ser observado a idade de cinco anos, até 31 de março de 2016, para a Pré Escola e 6 anos, até 31 de março de 2016, para o 1º ano do Ensino Fundamental. Lembra-se ainda que, conforme Lei Federal nº12.796/2013, “as crianças brasileiras devem ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender essa obrigatoriedade a matrícula cabe aos pais e responsáveis, devendo ser realizada na rede municipal de ensino a partir de 2016”.

Portanto, pede-se que seja realizada ampla divulgação na comunidade escolar, informando os pais e ou responsáveis por crianças nesta idade, que deverão se dirigir à Secretaria de Educação, munidos de documentos e realizar a inscrição dos filhos que serão atendidos nas Escolas de Educação Infantil do Município.

Para as crianças que ainda não frequentam as EMEIS, a inscrição é na Central Única de Vagas. A inscrição para a Pré escola é na própria escola que será frequentada, a criança deve estar com 5 anos completos até 31/03/16. As crianças de 04 anos de idade devem frequentar a Educação Infantil, de acordo com a Lei nº 12.796.