Projetos da Cidadania e Assistência Social se únem para a grande festa

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Gramado trabalha incessantemente na recuperação e melhoria das condições de vida dos grupos sociais mais necessitados, em especial as crianças, adolescentes, carentes, idosos e pessoas com alguma deficiência.

Compete a esta Secretaria orientar e realizar pesquisas no campo da assistência social, promovendo programas de trabalho referentes ao serviço social, o diagnóstico da situação social das famílias, a seleção e cadastros dos beneficiários atendidos pelos programas assistenciais, além do levantamento sócio-econômico para subsidiar o planejamento habitacional das comunidades carentes.

Após um ano repleto de projetos realizados e sucesso adquirido, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Gramado planeja uma festa de encerramento para todos que colaboraram, de uma forma ou de outra, na conclusão e crescimento destes serviços.

No dia 24 de novembro, na Sociedade Ipiranga, localizada no Várzea Grande, haverá homenagens, confraternização, vídeos criados pelos participantes dos projetos, apresentações teatrais, além do envolvimento de toda a comunidade convidada.

"Nossas principais atribuições e deveres são de promover a orientação e recuperação social, ver o resultado positivo é muito satisfatório. Agora, no encerramento deste ciclo, olhamos para trás e percebemos o quão vitoriosos nós somos. Famílias se únem e demonstram, através de novas atitudes, a diferença que nossa Secretaria faz na vida de cada uma delas", pondera Ângela Soares, Secretária de Cidadania e Assistência Social de Gramado.

Conheça os projetos inseridos na Secretaria:

Projeto Artesanato Rural
O projeto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, intitulado como Artesanato Rural, vinculado ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, tem como objetivo promover à população rural, novos aprendizados referentes ao artesanato como outra fonte de geração de renda.

Projeto Resgatando o Sol

O projeto conta com oficinas de Danças Circulares, Arteterapia e Yoga. Os participantes integram o acolhimento multifamiliar com Técnico de Referência para esclarecimentos. Além disso, estão inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, no CRAS.

Projeto Sapeca

o projeto Sapeca visa assegurar o desenvolvimento e a proteção integral de crianças e do adolescentes, com faixa etária compreendida entre os 06 e 14 anos de idade em situação de risco e/ou vulnerabilidade social garantindo seus direitos e deveres fundamentais como cidadão, contando com a participação de 100 crianças incluídas no projeto.

Projeto Projovem

O projeto tem o objetivo de oferecer atividades diferenciadas e educativas aos jovens e crianças participantes, atendendo assim para a educação, disciplina e bem-estar dos alunos. Tanto o Sapeca quanto ProJovem, são serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças adolescentes , que tem por principal diretriz a complementação da proteção social à família a partir do apoio direto aos jovens de famílias que se enquadram no cadastro único do governo federal, principalmente as famílias beneficiárias do programa de transferência de renda bolsa família.