Mais de 500 animais castrados e chipados em 2015

Posse responsável, bem-estar animal, castração e chipagem, adoção, conscientização, fim do abandono e do maus-tratos de animais, eis algumas das principais características do projeto Eu Amo Cuidar dos Animais, criado e mantido pela Secretaria de Saúde de Gramado através da Vigilância em Saúde Municipal.

“Não basta apenas ter a posse, o mais importante é ser responsável, zelando pela qualidade de vida e bem-estar do seu amigo. Isto é ser consciente e responsável”, comenta Marina Toniolo, veterinária responsável do projeto.

Sabe-se que ter um animal de estimação é uma responsabilidade que durará por muitos anos. Os donos destes peludos devem perceber que eles possuem algumas necessidades para que sejam felizes e aproveitem a vida.

Antes de receber um cão ou gato em sua casa, informe-se sobre todos os cuidados necessários e saiba como ser um dono protetor, facilitando a interação homem-animal e garantindo o bem-estar dos pequenos. Faça dessa amizade uma Guarda Responsável, a Secretaria de Saúde de Gramado lhe auxilia em todo o processo.

No ano de 2014, o projeto castrou 367 cães e mais de 250 gatos. Só neste ano, contabilizados até o mês de setembro, o Eu Amo Cuidar dos Animais atingiu 300 cães e 263 gatos castrados. Além disso, dos diversos animais acolhidos em parceria com a Clínica Saúde Animal, 70 receberam um lar repleto de amor e responsabilidade. Vale lembrar que todos os animais que passam pelo projeto, tanto os que possuem dono e os que ainda vão possuir, são castrados e chipados gratuitamente.

É dever da Vigilância em Saúde de Gramado lutar pela melhoria da saúde pública e a promoção da saúde, bem como fazer cumprir com a Lei Ordinária nº 2.920, de 24 de Maio de 2011, que no seu Art. 4º compete ao Controle de Zoonoses:

I - planejar, ordenar, coordenar e administrar as atividades de promoção e defesa dos animais.

II - manter a fiscalização sobre todas as formas de agressão aos animais.

III - elaborar e implantar campanhas educacionais e de treinamentos destinados a sensibilizar a população para os problemas relacionados com os maus-tratos aos animais de quaisquer espécies,

juntamente, com órgãos governamentais e entidades interessados ou afins.

IV - elaborar, implantar e manter projetos e serviços de esterilização gratuitos, posse responsável e monitoramento dos animais domésticos em áreas públicas, parques, praças e jardins.

V - desenvolver programas de adoção de animais domésticos.

VI - proporcionar a realização de cursos, palestras, seminários que tratem de legislação de proteção aos animais.

“Me sinto honrada em fazer parte de uma equipe que trabalha em prol do maior bem de uma população: a saúde", finaliza Milena Santos, Coordenadora da Vigilância em Saúde - Secretaria de Saúde de Gramado.