Secretaria de Saúde de Gramado lança Selo de Qualidade

Na próxima quarta-feira, dia 18 de novembro, ocorre o lançamento e entrega do Selo de Qualidade, através do projeto piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação, no Centro Municipal de Saúde, a partir das 15h30, para os restaurantes participantes do projeto.

O intuito deste projeto e da entrega deste selo é categorizar os locais que possuem serviço de alimentação com base em critérios que analisam os aspectos higiênico-sanitários de maior impacto para a saúde dos seus consumidores.

Essa classificação é realizada pela Vigilância Sanitária de Gramado com a intenção de comunicar o resultado da inspeção ao consumidor. Além de ser uma atividade complementar à concessão sanitária.

Os serviços de alimentação podem ser classificados em duas categorias: A e B. A melhor classificação corresponde a categoria A, seguida da categoria B. “A proposta de Gramado baseia-se na experiência do Projeto-Piloto de Categorizações de Serviços de Alimentação do Copa do Mundo FIFA 2014, na qual o município participou categorizando 39 dos seus melhores restaurantes”, comenta Milena Santos, Coordenadora de Vigilância em Saúde de Gramado.

Site da Secretaria Municipal de Saúde

Aproveitando a ocasião, a Secretaria de Saúde de Gramado lançará o seu primeiro site, afim de expor todo o trabalho realizado e todos os serviços disponíveis. O site favorecerá a divulgação e acompanhamento do paciente a todas as ações das Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada e o primeiro nível de atenção, promovendo a saúde, a prevenção de agravos e o tratamento como um todo.

No site, os munícipes terão informações pertinentes a atendimentos e como funciona o Sistema Único de Saúde. “Trabalhamos em prol da comunidade, a transparência e o acesso a informação fazem parte do processo de trabalho desenvolvido na Atenção Básica, pelas equipes, com o objetivo de oferecer aos usuários um atendimento resolutivo e de qualidade”, pondera Jeferson Moschen, Secretário de Saúde de Gramado.

No portal estará disponível dados da Vigilância em Saúde, documentos para alvará sanitário, trabalhos de campo realizados, investigação de doenças, vacinas e grupos atendidos.