Restaurantes são devidamente categorizados em Gramado

Aconteceu na quarta-feira, dia 18 de novembro, o lançamento e entrega do Selo de Qualidade para os restaurantes e hotéis da cidade de Gramado, através do projeto piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação, no Centro Municipal de Saúde.

O intuito deste projeto e da entrega deste selo é categorizar os locais que possuem serviço de alimentação com base em critérios que analisam os aspectos higiênico-sanitários de maior impacto para a saúde dos seus consumidores.

Essa classificação é realizada pela Vigilância Sanitária de Gramado com a intenção de comunicar o resultado da inspeção ao consumidor. Além de ser uma atividade complementar à concessão sanitária.

Os serviços de alimentação podem ser classificados nas seguintes categorias: A, B, A Ouro, A Prata, A Bronze. A melhor classificação corresponde a categoria A Ouro, e assim sucessivamente. “A proposta de Gramado baseia-se na experiência do Projeto-Piloto de Categorizações de Serviços de Alimentação do Copa do Mundo FIFA 2014, na qual o município participou categorizando 39 dos seus melhores restaurantes”, comenta Milena Santos, Coordenadora de Vigilância em Saúde de Gramado.

Na ocasião, representantes e proprietários dos estabelecimentos estiveram presentes para a retirada do seu selo. Ao total, 42 restaurantes e hotéis foram categorizados, atingindo as necessidades míninas para a obtenção do selo.

“Mais um passo importante dado pela Secretaria Municipal de Saúde de nossa cidade, avaliar e destacar quem realmente se importa com o bem estar de seus clientes”, pondera Luia Barbacovi, Vice-prefeito em exercício.

Site da Secretaria Municipal de Saúde também foi lançado

Aproveitando a ocasião, a Secretaria de Saúde de Gramado lançou o seu primeiro site, afim de expor todo o trabalho realizado e todos os serviços disponíveis. O site favorecerá a divulgação e acompanhamento do paciente a todas as ações das Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada e o primeiro nível de atenção, promovendo a saúde, a prevenção de agravos e o tratamento como um todo.

No site, os munícipes terão informações pertinentes a atendimentos e como funciona o Sistema Único de Saúde. “Trabalhamos em prol da comunidade, a transparência e o acesso a informação fazem parte do processo de trabalho desenvolvido na Atenção Básica, pelas equipes, com o objetivo de oferecer aos usuários um atendimento resolutivo e de qualidade”, pondera Jeferson Moschen, Secretário de Saúde de Gramado.

No portal estará disponível dados da Vigilância em Saúde, documentos para alvará sanitário, trabalhos de campo realizados, investigação de doenças, vacinas e grupos atendidos.