Colaboradores capacitam-se para o sistema FICAI

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Gramado promoveu uma capacitação específica para o sistema de ficha de comunicação do aluno infrequente (FICAI), nesta terça-feira (14). A capacitação, voltada para a área da educação, abrangeu profissionais das secretarias de Assistência social, Secretaria de Educação, Conselheiros Tutelares e Ministério Público.

A Secretária de Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Lovatto Sartori, comenta que o objetivo do curso é habilitar todos os profissionais para o uso do sistema. “Este sistema é fundamental pela agilidade e prática que proporciona entre as instituições e, também, pelas informações ficarem sistematizadas, proporcionando o levantamento de dados que serão de extrema importância para ações acertadas”, afirma.

Entre os assuntos tratados, estavam os roteiros para entender e aplicar o sistema informatizado da FICAI online; estudos e movimentos dentro do sistema operacional e sua aplicação na rotina do Conselheiro Tutelar; síntese da rotina de trabalho do Conselheiro Tutelar e na interpretação da lei 8069/90, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como a verificação da lei do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

“O FICAI é um diferencial no sistema educacional. A informatização acelera os processos de averiguação”, destaca o conselheiro tutelar, Gilberto Abreu.