Jogo de taco de rua vira campeonato em Gramado

Uma brincadeira de criança que teve seu auge nas décadas de 1980 e 1990 virou campeonato em Gramado. O taco de rua – ou tacobol – volta em cena nesta quinta-feira (16) e no próximo sábado (18), quando a cidade sedia o 2º Mundialito de Tacobol, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes.

A competição é levada tão a sério que até os tacos foram construídos especialmente para os jogos e seguem um padrão para a categoria infantil e outro para adulto. Produzidos em madeira maciça de eucalipto, o formato adulto tem 72,5 cm de comprimento, e o infantil, 60 cm. Ambos tem 18mm de espessura. Quem acompanha a produção é o coordenador do 2º Mundialito de Tacobol, Ruan Foss, de 29 anos. Eles são construídos pela fábrica Móveis Masotti, que cedeu o material e a mão de obra.

Foss é praticante do esporte desde os seus 12 anos e foi um dos idealizadores da primeira edição do Mundialito de Tacobol, em 2012. Naquele ano, houve a participação de 16 duplas.“Lembro que a competição teve uma ótima repercussão, duplas de cidades como Porto Alegre e Caxias do Sul se inscreveram, e a comunidade em geral também prestigiou os jogos. O 2° Mundialito tem muita importância no resgate do esporte, que não é muito praticado pelos jovens na atualidade”, analisa.

Pelo menos na tarde desta quinta-feira (16), o tacobol será a diversão da garotada, com a realização da competição na categoria infantil, para crianças de até 8 anos na categoria Sapeca e para crianças de 9 a 13 anos na categoria Moleque, no Ginásio Perinão. No sábado (18), ocorre a etapa adulta, no mesmo local.

O 2° Mundialito de Tacobol é um evento solidário, que arrecada alimentos para doação a entidades beneficentes por meio das inscrições.

O Tacobol

O tacobol é jogado em duplas, com dois tacos de madeira, uma bola e duas bases – cones ou tripés de madeira, por exemplo. As duplas ficam em lados opostos da rua e tentam defender suas bases.

PROGRAMAÇÃO:

TACOBOL INFANTIL*

- Quando: 16 de fevereiro (quinta-feira), às 13h30min

- Onde: Ginásio Perinão (Av. Borges de Medeiros, 3940 - Floresta, Gramado)

- Inscritos: 4 duplas na categoria Sapeca e 8 duplas na Moleque

- Premiação:

1º Lugar: Troféu e um kit de Chocolate Lugano

2º Lugar: Medalha e um kit de chocolate Lugano

3º e 4º Lugar: Medalha

* O boneco mascote do Chocolate Lugano distribuirá doces para a garotada durante o campeonato

TACOBOL ADULTO

- Quando: 18 de fevereiro (sábado), às 8h