Prefeitura Municipal de Gramado

Rua Coberta recebe evento de valorização da mulher

Buscando promover a valorização do trabalho e da atuação das mulheres ao longo da construção da identidade e da história de Gramado, o Gabinete da Primeira-Dama promove na quarta-feira, 8 de março, às 19h, o evento “Mulher: Construção da Nossa Identidade”. Aberto ao público, o evento ocorre na Rua Coberta, e contará com diversas atividades.

“Estamos preparando um evento especial neste Dia Internacional da Mulher, onde vamos integrar mulheres dos mais diversos espaços e localidades da nossa cidade. Será um momento de reflexão e de homenagens àquelas que contribuíram e contribuem, diariamente, no desenvolvimento de Gramado”, ressalta a primeira-dama e idealizadora do evento, Bianca Bertolucci.

Entre as homenageadas estão Iara Eloci Kilp, Iraci Koppe, Jussara Höppner, Lacy Bertoja e Zélia

Menezes dos Santos, exemplos de mulheres que fizeram de Gramado uma cidade especial. Elas participaram de uma produção especial feita pela fotógrafa Francine Tisiam, que também leva para a Rua Coberta a diversidade da mulher gramadense apresentada num mosaico com 50 fotografias.

Francine conta que participaram deste projeto mulheres de todos os cantos da cidade, do centro até a zona rural. “Neste projeto percebi quanta diversidade existe aqui. Mesmo sendo uma cidade pequena, Gramado traz muitas diferenças, não só em aspectos físicos, mas principalmente de realidades, estilos de vida e visões de mundo”, destaca a fotógrafa.

Bianca ainda explica que com o projeto fotográfico, o Gabinete da Primeira-Dama buscou mostrar que todas mulheres são igualmente importantes para a cidade, independentemente de suas culturas, etnias, orientações sexuais, idades ou credos.

“O Criador e a Cientista”

Buscando desenvolver o bem-estar e a autoestima das mulheres de Gramado, o fotógrafo, maquiador e apresentador, Fernando Torquatto, e a gramadense, doutora em Imagem e Identidade de Pessoas, Charlene Dalbosco, trazem com exclusividade para o evento a palestra “O Criador e a Cientista”, quando aproximam o conhecimento científico do público, abordando conceitos de identidade e imagem, ampliando assim o entendimento sobre o que é belo.

“A intenção é possibilitar que as pessoas respeitem a sua essência, entendendo que o movimento deve ser feito de dentro para fora, onde beleza e autoestima estão intimamente relacionadas com a consciência do seu próprio valor”, explica Charlene Dalbosco. “As pessoas devem cuidar da sua imagem assim como cuidam de si, mas acima disso, devem valorizar mais a identidade do que a imagem, que é onde se encontra a essência de cada um”.

Com o “O Criador e a Cientista”, Torquatto e Charlene buscam valorizar a individualidade de cada mulher, refletindo a identidade, que é o DNA de cada pessoa. “Ninguém é igual e esse é o fundamento da autoconfiança e da atitude que os outros vão gerar sobre você”, explica a profissional.

Demais atividades na Rua Coberta

Durante o evento comemorativo ao dia da mulher, o Hospital Arcanjo São Miguel com apoio da Secretaria de Saúde participa com sua equipe prestando atendimentos, verificando pressão, diabetes, glicemia, entre outros exames que podem ser feitos no local.

Haverá também a distribuição de sorvetes no decorrer do evento e no encerramento do mesmo, a Escola de Música Ostinatos fará um espetáculo musical.

A apresentação do evento fica por conta de Aline Mazzocchi, autora do Antônia do Divã e colunista do ATL Girls, da Rádio Atlântida.

Sobre o evento

O evento “Mulher: Construção da Nossa Identidade” é uma iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama com apoio das secretarias de Turismo, Cultura e Saúde, e conta também com o patrocínio de Brocker Turismo, Chocolate Lugano, Cristais de Gramado, Museu de Cera, Sérgio Bertti e Snowland. Apoio de Auris, Rádio Sorriso e Sorvelândia, e apoio institucional do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).