Prefeitura Municipal de Gramado

Gramado possui 28 famílias indígenas cadastradas

No dia 04 de novembro, a Secretaria da Saúde de Gramado, esteve em reunião com representantes do Ministério da Saúde, FUNAI – Fundação Nacional do Índio e SESAI – Secretaria Especial de Saúde Indígena, com o intuito de debater a situação de saúde dos índios e os vários aspectos que envolvem a população indígena no município, totalizando 28 famílias já cadastradas.

Ficou acertado, então, que representantes do SESAI fariam o levantamento de quantos índios estão na cidade, tendo em vista a época de férias, onde há um aumento na população que chega à Gramado para proveito do período. Dependendo do número de pessoas, o recurso varia de R$ 1000,00 a R$ 4000,00 mensais. Há, ainda, um recurso disponível para atendimento à população negra, resultando em duas parcelas de R$ 7500,00.

A Secretaria de Saúde afirma que há situações peculiares em todas as etnias e origens, por isso deve-se reverter alguns recursos em capacitações e orientações aos profissionais e população em geral, a respeito do cuidado e atenção, tendo um olhar holístico e particular que envolve todo o contexto da boa saúde. “Somos um país muito diversificado e a população vem se modificando a cada dia, por isso temos que estar preparados para atender bem e de forma resolutiva a todos”, comenta o Secretário de Saúde de Gramado, Jeferson Moschen.

Os serviços de saúde estão disponíveis a todas as pessoas que precisarem, mas como existem recursos para implementar ações de promoção, prevenção e assistência a saúde de certas etnias, serão usados da melhor forma, afim de reverter em prevenção e o controle de doenças.