Prefeitura leva serviços de saúde para o interior

Era pouco depois das 8h30min do último sábado (18) quando a aposentada Iria Mantey, 64 anos, entrou na Sociedade Reunidas, na Linha Marcondes, localidade de Gramado. Iria foi a primeira a ser atendida pela equipe de médicos e enfermeiros da Secretaria da Saúde, instalados no local. Ali, a prefeitura levou clínicos gerais, pediatras e farmácia para o primeiro dia de Interiorização, programa que facilita o acesso da população rural aos serviços de saúde. “Tenho pressão alta e glicose. Adoro quando os profissionais vêm porque é difícil ir até a cidade. Volto para casa mais tranquila hoje”, contou Iria depois do atendimento.

A família Rodrigues de Oliveira compareceu em peso, buscando atendimento qualificado e prático, sem precisar se deslocar. “Não tem como irmos sempre à cidade. Por isso todo mundo aproveitou: eu, meus filhos, meus pais, meus sobrinhos. Estamos em 10 pessoas”, contou Mariana de Oliveira, 32 anos. O filho dela, João Gabriel, consultou por causa de dor no ouvido. Terezinha Rodrigues, 53, veio verificar a pressão alta. Claudete Correia, da mesma família, trouxe Emilly, 9, Evelyn, 7, e Enely, um ano, para consultarem com um pediatra. Todos saíram satisfeitos com os serviços. “Aproveitei e trouxe as três meninas. As mais velhas serão encaminhadas ao dentista”, confirmou Claudete.

Além dos atendimentos médicos, a Secretaria de Saúde ofertou testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, e também distribuiu cloro para os moradores que utilizam água de poço.

Em 2017, uma das novidades é a participação da Secretaria de Assistência Social, que apresentou à comunidade da Linha Marcondes os serviços ofertados pela pasta pelo Cadastro Único para Programas Sociais.

“Como primeiro dia de execução do programa em 2017, foi muito boa a participação da comunidade. Estamos planejamento ampliar os serviços oferecidos na Interiorização. O objetivo é ir ao encontro das pessoas, como os moradores do interior, que tanto trabalham e produzem”, avaliou o Secretário de Saúde, João Teixeira, que acompanhou os serviços de saúde na Linha Marcondes. A Secretária de Assistência Social, Ana Maria Lovatto Sartori e o Vice-prefeito, Evandro Moschem, também estiveram na ação.

O Programa de Interiorização

No total, nove localidades serão contempladas com o programa de Interiorização. Além da Linha Marcondes, serão atendidas as linhas Serra Grande, Quilombo, Nova, Carahá, Moreira, Furna, Bonita e Renânia. A próxima localidade a receber os serviços de saúde é a Serra Grande, no dia 8 de abril, na Sociedade Independente.