• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

GRAMADO A PÉ

Voltar

Feira de Produtos Coloniais

Uma feira da Cooperativa dos Trabalhadores Rurais acontece todo sábado pela manhã, onde pode-se adquirir produtos coloniais diretamente com os produtores. 
Endereço: Rua Senador Salgado Filho 
Horário: Sábados das 7h às 10h

 

Veja Fotos

Passeio Centro Turístico

PALÁCIO DOS FESTIVAIS

Cine Embaixador

Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”.

 

RUA COBERTA

Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros a Rua Garibaldi, é uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.

 

PRAÇA MAJOR NICOLETTI

Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, recebeu o nome do 1º sub-intendente do local, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede desde 17 de janeiro de 1913. A praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade.

 

PREFEITURA DE GRAMADO

A sede administrativa da Prefeitura de Gramado está instalada no prédio que se transformou num dos mais importantes símbolos da arquitetura da cidade. O início das atividades do executivo no prédio data de 16 de fevereitro de 1973. 
Ao longo das décadas o prédio sofreu inúmeras reformas, ampliação e adaptação ao estilo arquitetônico de Gramado, o que transformou o antigo prédio em um dos cartões postais da cidade.
Em seu interior encontra-se a Galeria de Prefeitos e Vice-Prefeitos além de uma pintura que mostra os caminhos da emancipação política do município.
Endereço: Avenida das Hortênsias, 2029 – Centro – Fone: (54) 3286 0200

 

Veja Fotos

Passeio Contemplação e Bem-estar

PRAÇA DO MOINHO

A Praça do Moinho reúne lojas e gastronomia. Sem falar nas duas araucárias que ficam na calçada fornecendo uma sombra gostosa para sentar e descansar. Mesinhas com cadeiras e bancos estão espalhados pela praça, à disposição para quem quiser fazer uma pausa no passeio.

 

PRAÇA DAS MÃES

Localizada na Rótula dos Pinheiros, centro de Gramado, a Praça das Mães possui um carvalho-europeu simbolizando o respeito pela vida e pela história de Gramado. No local há um monumento aos primeiros habitantes de Gramado: os índios Caingangues. A estatua de uma mulher com seu filho no colo tem tamanho natural e representa a primeira mãe a viver no município.

 

BELVEDERE - VALE DO QUILOMBO

Neste mirante uma bela paisagem se descortina diante dos olhos do expectador, mostrando o quanto Gramado é privilegiada e dotada pela natureza. Diante deste espetáculo de diversos tons de verde, os 850m de altitude parecem uma oração de amor e suavidade, onde o ser humano se integra na criação.

Gramado encontra-se na Encosta Superior do Planalto Sul Rio-grandense com o clima temperado úmido e invernos rigorosos, tendo a presença de geadas e neve, porque o primeiro obstáculo que as frentes frias encontram, oriundas do sul é esta encosta.

 

SANTUÁRIO DO CARAVÁGIO
O Santuário foi reinaugurado no fim de 2013 e adotado pela Associação da Igreja e Sociedade São Valentin, que com apoio da comunidade local, realizou a reforma da gruta, reconstrução do piso e muro, implantação de grade e o ajardinamento do espaço.

A solenidade de reinauguração contou com a presença de representantes de famílias que colonizaram a Linha 28, autoridades municipais e também do mais famoso devoto de Caravaggio do país, o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Luiz Felipe Scolari, que estava acompanhado pela sua esposa Olga. Felipão foi convidado para participar do ato por possuir residência próxima ao santuário e pela sua crença à Santa. “Todos sabem que sou devoto de Caravaggio. Quero ajudar a comunidade a preservar este local e participo desta reinauguração com muito carinho, pois este santuário fica bem próximo da minha casa e posso vir caminhando”, disse Felipão.

Veja Fotos

Passeio Lazer e Cultura

LAGO JOAQUINA RITA BIER

Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000m2, num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. Uma caminhada por suas margens é revigorante.

 

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA

Exposições, cursos e marcos da história de Gramado se encontram na casa da cultura gramadense. Junto ao Lago Joaquina Rita Bier, o visitante enche seus olhos e sua mente de beleza, contemplação e muita arte.

 

RÓTULA DAS BANDEIRAS

Presta uma homenagem simbólica aos estados brasileiros, através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do Kikito, o cobiçado troféu que representa o Deus do Bom Humor, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.

 

PRAÇA DAS ETNIAS - CASA DO COLONO

A Praça mostra aos visitantes a arquitetura das principais culturas que colonizaram a cidade: alemã, italiana e portuguesa. É na Praça das Etnias que se localiza a Casa do Colono, onde você encontra produtos típicos produzidos no interior da cidade.

 

LADEIRA DAS FLORES

A beleza de Gramado é conhecida no Brasil inteiro e não há quem visite a pequena cidade sem encantar-se com o que vê, é o caso da Ladeira das Flores. Localizada no centro de Gramado, um trecho da Rua Emílio Sorgetz está se transformando em um verdadeiro caminho composto por curvas e contornados por diversos tipos de flores.

 

PRAÇA DAS ROSAS

Praça das Rosas é um encanto em Gramado. Deslumbrante. Não há qualquer outro adjetivo que se encaixe com maior precisão na descrição das Praças das Rosas. Centenas e mais centenas de mudas da flor que dá nome a praça, colorem o local, deixando admirados todos aqueles que a visitam.

Veja Fotos