• Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

TRADIÇÕES GAÚCHAS

Voltar

CAVALGADA DAS PRENDAS

A 14ª edição da Cavalgada das Prendas acontecerá no dia 5 de outubro em Gramado. A atividade faz parte das comemorações da Semana Farroupilha. - A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura Gaúcha, em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha, o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – que aconteceu de 1835 a 1845.

A cavalgada é considerada a maior do Brasil em número de mulheres. Durante o trajeto, o grupo feminino ganha presentes, como mala de garupa, brindes e lanches. Um almoço gratuito é servido também. A atividade encerra com um desfile das prendas.

CTG MANOTAÇO

O Centro de Tradições Gaúchas Manotaço, localizado no bairro Mato Queimado, iniciou suas atividades no dia 15 de março de 1954, mesmo ano de emancipação política do município. Fundado pelo tradicionalista Lúcio Peregrino Petersen a entidade faz parte da história de Gramado e recebe muitos visitantes e a comunidade da cidade e região para a realização do seu rodeio anual.

O 35º Rodeio Nacional de Gramado acontecerá no mês de fevereiro de 2014, com provas campeiras, tiro de laço em várias modalidades, apresentações de invernadas artísticas e realização de bailes.

 

 

Veja Fotos

PARQUE GAÚCHO

O Parque Gaúcho é o único parque temático do mundo que resgata a formação e evolução do gaúcho, seus usos e costumes. O empreendimento possui uma infraestrutura completa de cultura, gastronomia e lazer. Em área de 120 mil metros quadrados, o parque conta com Memorial do Gaúcho, restaurante temático, arena de shows e domas, programa de resgate de animais crioulos, galpão mirim, um espaço lúdico que ensina tradições gaúchas especialmente para as crianças, horta orgânica, herbário, espaço para exposições de arte gaúcha, mangueira para apresentações da lida campeira e espaço para shows artísticos. 

Outro atrativo do empreendimento é a Cidade dos Gaúchos. O espaço temático interativo apresenta os principais tipos de habitação do interior do pampa no século 18. No total, são 10 mil metros de área coberta. O restaurante do parque também promove um resgate inédito da culinária típica gaúcha. Além de servir almoços, o restaurante apresenta a mais nova atração gastronômica do Rio Grande do Sul: o Café Gaúcho.

Veja Fotos