Nova sede do CAPS foi inaugurada na segunda

Na última segunda-feira, dia 23, a Administração Municipal realizou a inauguração oficial da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Gramado, que teve investimento de R$ 20 mil. Desde o dia 31 de outubro, o CAPS está atendendo em novo endereço: rua Ermelinda Barbacovi, 58, bairro Bavária, próximo à Delegacia de Polícia Civil.

O Vice-Prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, o Secretário de Saúde, Jeferson Moschen, entre outras autoridades, equipe do CAPS, usuários, familiares e comunidade prestigiaram o evento que contou com uma apresentação musical realizada pelos pacientes. “Fico muito orgulhoso de inaugurar essa nova sede. Temos aqui funcionários muito dedicados e interessados. O carinho e a dedicação com os pacientes é ímpar. O CAPS sempre merece uma atenção especial e sempre procuramos dar o melhor para os usuários”, disse o Secretário de Saúde, Jeferson Moschen.

Para o Vice-Prefeito, “A Administração não se preocupa somente com um bom espaço para o CAPS, mas sim com a qualidade do espaço e da equipe que trabalha aqui. Tenho certeza que todos os pacientes terão um ótimo local para a realização das atividades propostas e a equipe um espaço de tranquilidade para realizar um belíssimo trabalho”.

O CAPS iniciou os atendimentos no município em 2010 junto ao prédio da Secretaria de Saúde. A troca de endereço foi um pedido realizado ao Secretário de Saúde, Jeferson Moschen, pela equipe técnica do Centro no final de 2014 devido a crescente demanda de trabalho e a necessidade de aumento dos atendimentos. “Tínhamos um espaço adequado ao lado do Centro Municipal de Saúde, mas queríamos proporcionar um lugar mais acolhedor para os pacientes, por isso, solicitamos um novo espaço para o Secretário, que, prontamente, se dispôs a procurar um novo lar para o CAPS. Aqui temos um espaço com pátio, onde podemos promover momentos de convivência agradáveis aos usuários”, destacou a psicóloga e coordenadora do CAPS, Rafaela Dambros Silveira,

O CAPS é o centro de referência em saúde mental do município, com atendimento ao Sistema Único de Saúde. Atende pacientes com demanda em transtornos mentais, como depressão, dependência química, alcoolismo, entre outros que necessitem de um cuidado intensivo com olhar multidisciplinar. Inserido no Plano Terapêutico Individual, até outubro deste ano foram realizados 459 atendimentos psicológicos, 1.430 psiquiátricos, 172 psicopedagogos, 87 de serviço social, 184 atendimentos de musicoterapia e 163 visitas domiciliares, 457 oficinas terapêuticas, 100 atendimentos em grupoterapia e 172 acolhimentos. Atualmente, o CAPS tem uma equipe de formada por psicólogos, psiquiatras, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, psicopedagoga, musicoterapeuta, técnico em enfermagem, estagiária, motorista, copeiro e responsável pela limpeza, totalizando uma 15 pessoas.

Secretaria de Cultura também é parceira

A Secretaria de Cultura, através do Centro Municipal de Cultura Prefeito Arno Michaelsen, iniciou uma parceria com o CAPS Gramado, com o propósito de desenvolver oficinas de arte com o seu público interno. A professora de pintura e artista plástica, Beatriz Macedo, a partir do próximo ano, iniciará atividades mensais com os pacientes do CAPS. As aulas já são realizadas na APAE de Gramado e serão estendidas ao CAPS.

O Centro de Cultura, através dos professores, atua em diversas atividades voluntárias, como foi o caso do Professor de Violino, Allan John Lino, que realizou uma apresentação musical na inauguração. O Centro de Cultura doou telas para decorar o novo espaço como forma de incentivo aos futuros alunos. Uma tela foi resultado de oficinas de arte com a APAE e Instituto Santíssima Trindade e outra feita pelo Grupo Paralelo da Arte durante a Feira do Livro 2015. As oficinas serão mais uma forma de socializar a arte com o maior número de pessoas e dar a oportunidade da criação artística a estas instituições.