Retomada a extração de saibro na saibreira

A Prefeitura de Gramado, por meio das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, obteve a liberação da licença de operação da saibreira municipal do Morro do Arame e a autorização para a retomada da extração de saibro para manutenção das estradas do interior. A saibreira estava desativada há 14 meses por falta de licenciamento ambiental, o que ocasionou a compra emergencial de saibro no início do ano pela Secretaria de Agricultura para que as estradas não ficassem sem manutenção.

Inicialmente, com orientação do geólogo responsável técnico, foi feita a adequação ambiental da saibreira, conforme a legislação vigente. A partir disso, foi concedida a Declaração de Registro de Extração pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), com prazo de validade de quatro anos. Dessa forma, o município passa a ter autonomia na retirada do saibro, o que qualificará e agilizará o serviço realizado nas estradas rurais e no apoio aos programas de agroindústrias.