Município e ocupantes do Celita firmam acordo

O acordo extrajudicial entre a Prefeitura de Gramado e os moradores da ocupação do Loteamento Olímpio Swaizer (conhecido popularmente cono Loteamento Celita), no bairro Várzea Grande, foi assinado e protocolado na 1ª Vara Judicial do Fórum de Gramado. O Procurador-Geral do Município, João Gilberto Barbosa Barcellos, e o advogado Basílio da Silva Júnior, representante dos moradores, assinaram o documento, após reuniões realizadas entre membros do Poder Executivo e a comissão de ocupantes durante o primeiro semestre de 2017. O protocolo na 1ª Vara Judicial ocorreu no último dia 27.

Pelo acordo, os ocupantes permanecerão na área invadida até 30 de setembro deste ano. O Município concederá o benefício do aluguel social, previsto na Lei 3458/15, durante o período de quatro meses, para aquelas famílias que se enquadrarem nos critérios de concessão do benefício.Para a desocupação voluntária do imóvel, a Prefeitura fornecerá caminhões para a retirada de móveis e dos materiais das residências construídas irregularmente.

Para o Procurador-Geral do Município, o acordo atendeu aos interesses de todas as partes envolvidas no processo. “Conseguimos uma solução menos traumática. O acordo atendeu aos interesses de ambas as partes e, em especial, aos ocupantes que terão um prazo razoável para deixar o local e terão o direito a receber o benefício do aluguel social por um período”, disse Barcellos.

A sensibilidade de todos foi fator determinante para a formalização do acordo, entende o representante legal dos ocupantes. “A luta de todos por moradia é legítima e inclusive um direito fundamental. Espero e aguardo que a comunidade de Gramado olhe com olhar social para cada família. Assinamos o acordo após o Poder Judiciário não recepcionar nossos apelos e deferir pela desocupação. Propomos sair de forma pacífica, sem agressão às famílias, às crianças e a todos os valorosos e dignos moradores da ocupação do Loteamento Celita”, afirma o advogado Basílio da Silva Junior.

As famílias que manifestaram a intenção de deixar a área invadida do Loteamento Celita deverão encaminhar a documentação à Secretaria de Cidadania e Assistência Social até o dia 30 de agosto de 2017, a fim de que sejam realizados os procedimentos administrativos para o recebimento do benefício do aluguel social.

O Município promoverá a reintegração de posse da área invadida. “Quando iniciaram as tratativas para firmar o acordo havia 35 famílias na ocupação, algumas já deixaram o local e outras 20 famílias aceitaram a proposta e realizaram a entrega da documentação solicitada pelo setor de Habitação da Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Contudo, há famílias que estão resistentes em deixar a área invadida. Reiteramos mais uma vez que o Município promoverá a reintegração de posse, após o fim de setembro, pois é uma ordem judicial e ela deve ser cumprida”, ratificou o Procurador Adjunto, Felipe Dourado.