Cartilha de Acessibilidade visa conscientização

Melhorar as condições de acessibilidade nos estabelecimentos comerciais é a proposta da Cartilha de Acessibilidade Física Estrutural dos Estabelecimentos Comerciais e Turísticos, apresentada nesta terça-feira (10), pela estudante de Design da Universidade Feevale, Bruna Ghesla Wolff, no ExpoGramado. Idealizado por Bruna, o projeto tem o apoio da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cidadania e Assistência Social. O evento teve a participação do vice-prefeito Evandro Moschem, da primeira-dama Bianca Bertolucci, do secretário adjunto da Assistência Social, Ricardo Cazanova, e de pessoas da comunidade.

“Este trabalho é um grande legado para Gramado e um orgulho para a nossa comunidade. Ele auxilia a sensibilizar o poder público, os empresários e a comunidade para a acessibilidade e a inclusão social. Precisamos criar mecanismos que não sejam apenas punitivos, mas de conscientização, e esse é um deles”, disse o vice-prefeito Evandro, salientando que Gramado estuda a reformulação do Plano Diretor da cidade.

A Cartilha de Acessibilidade traz com detalhes as normas de acessibilidade para imóveis comerciais, com explicações e ilustrações de medidas das rampas, portas e áreas de acesso. “Gramado é uma cidade turística e, com isso, recebe um grande número de cadeirantes. A ideia é conscientizar os estabelecimentos para aderirem à campanha, o que facilitará a qualidade de vida das pessoas, sem que existam empecilhos para os turistas que nos visitam”, destaca Bruna.

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, revisou o manual e apoiou a publicação.