Mais de 80 ruas ganham melhorias no asfalto

Em 11 meses, 82 ruas de Gramado receberam serviços de consertos ou recapeamento asfáltico, executados pela administração municipal, por meio da Secretaria de Obras. Mais de 51 mil m² de asfalto foram utilizados para efetuar as melhorias em diversos bairros da cidade, como Dutra, Jardim, Várzea Grande, Carniel, Centro e Floresta. Grande parte das obras atendem reivindicações da comunidade, incluindo pedidos do Fala Cidadão. Entre as ruas contempladas com recapeamento asfáltico, estão a Faustino Rissi (Várzea Grande), Guilherme Abraham (Centro), a Rua João Leopoldo Lied (Planalto) e a Rua do Contorno (Jardim).

Para Margarete Mothen, 55 anos, as obras trouxeram retornos positivos para a comunidade do bairro Jardim. “Estamos muito satisfeitos com os serviços. Nos sentimos mais seguros agora. Não temos mais problemas com as chuvas, nem com os grandes buracos na rua”, destacou. Moradora do bairro há mais de 10 anos, Margarete comenta que os problemas eram antigos. “Desde que me mudei para cá, a situação sempre foi difícil. Finalmente ouviram nossos pedidos”, contou.

Asfalto a quente: mais durabilidade

Para garantir a durabilidade, a Secretaria de Obras tem utilizado o asfalto a quente (CBUQ), aliado aos cuidados com a base e sub-base. Esses cuidados tornam o asfalto mais resistente às chuvas e ao tráfego de veículos pesados.

A colocação de base é feita com BGS (brita graduada) e a sub-base com o rachão (brita que acaba servindo como um dreno). Durante a colocação dessas camadas, as pedras são compactadas para evitar acúmulos de água entre elas e recalque na pista. Além disso, o caimento deve ser direcionado para sarjetas e caixas de passagem.

Drenagem refeita em 26 ruas

Além de melhorias no asfalto, 26 ruas receberam serviços de drenagem executados pela Prefeitura. Entre elas estão a Rua das Fontes (Floresta), a Rua do Contorno (Jardim), Rua Maria B. De Oliveira (Carniel), exemplos de antigas reivindicações da comunidade.

As drenagens pluviais melhoram o escoamento da água, evitando inundações nas casas. Além disso, o acúmulo de água das chuvas prejudica a qualidade do pavimento asfáltico. A Secretaria de Obras também atua na construção de meio-fio e calçamento e integra o projeto de revitalização de praças e locais públicos.