Mais de 700 profissionais da educação no Fórum

Mais de 700 profissionais da rede municipal de ensino de Gramado estiveram reunidos neste sábado, na FAURGS, (2) para um ciclo de palestras e para a apresentação das atividades realizadas pela Prefeitura durante o ano de 2017, denominado I Fórum Educação em Conexão com o Futuro. O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, participou do encontro, deu as boas-vindas aos presentes e reconheceu a atuação de professores e funcionários.

“Eu considero que cuidar das nossas crianças e adolescentes, aliado à saúde e ao saneamento, é uma das funções mais importantes na sociedade. Por isso, estou aqui hoje, em reconhecimento a vocês e ao ofício que desempenham. É uma alegria poder parabenizá-los”, disse Fedoca.

O prefeito aproveitou também para informar que um novo projeto de lei que estabelece eleições diretas para as direções das escolas foi encaminhado à Câmara Municipal, removendo o impasse apontado pelo poder Legislativo, quando da sua rejeição no último dia 27.

“Não é possível que os professores não sejam protagonistas do processo eleitoral. Isso é parte da democracia. Na nossa visão, não houve inconstitucionalidade, mas não queremos polemizar e um novo projeto foi encaminhado à Câmara”, completou.

Os projetos, ações e atividades da Secretaria da Educação ao longo do ano foram apresentados pela titular da pasta, Gilça Silva. “Temos 764 profissionais, 27 escolas e 5.082 alunos. Tivemos ações, projetos e melhorias desenvolvidos em todas as escolas e isso nos deixa muito felizes”, avaliou.

Entre os principais avanços, está a concessão, ainda no início do ano, de 1/3 da jornada de trabalho do professor para hora-atividade, uma demanda antiga do setor que finalmente foi atendida. A implantação do Método Boquinhas para reduzir os índices de reprovação escolar proporcionou a capacitação de professores e aulas de reforço para alunos no turno inverso ao da escola. Firmando o compromisso de valorizar os produtores rurais e levar alimentos mais frescos aos refeitórios escolares, a Prefeitura de Gramado ampliou a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar.

Este ano, Gramado voltou a realizar o Desfile Cívico, incrementou as atividades do EducaVídeo e passou a contar com uma universidade gratuita: inaugurado em agosto, o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), junto à escola municipal Dr. Carlos Nelz – CAIC, mantido pela Prefeitura, deu à comunidade a oportunidade de cursar o ensino superior a distância por meio de parcerias com universidades federais.

“Também tivemos ao longo do ano uma série de parcerias, como o Aluno Nota 10,concebido pelo Parque Mini Mundo e Orbis Clube, e o ‘Ensina-me a ser Cheff’, com o restaurante Nonno Mio”, completou a secretária Gilça.

Ciclo de palestras – Durante o Fórum, os profissionais participaram de um ciclo de palestras envolvendo temas pertinentes à área, como princípios de nutrição na alimentação escolar, ministrada pela nutricionista, Thayse Oliveira; a fonoaudiologia na educação, por Lianara Rovani; o bem-estar e equilíbrio na vida profissional, pelos psicólogos Simone Grohs e Hector Nievas. Por fim, o doutorando em Ciências da Educação, professor Max Haetinger, fala sobre o papel da escola que encanta e transforma vidas.