Prefeitura Municipal de Gramado
  • Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Cozinheiras da rede municipal recebem capacitação

Postado em 09.02.2018

 

Oportunizar novos conhecimentos e vivências àquelas que fazem muito pela alimentação de milhares de alunos da rede municipal é o principal objetivo da formação continuada para as cozinheiras, realizada pela Secretaria da Educação de Gramado. A atividade é destinada às servidoras que foram nomeadas no início do ano letivo de 2018, bem como aquelas que fazem parte do quadro de profissionais concursadas. No total, 21 profissionais integram a capacitação.

A formação será dividida em duas etapas, de quatro dias. Nesta quarta e quinta-feira (07 e 08), o grupo participou de palestras sobre noções básicas de nutrição, boas práticas de manipulação e alimentação para as crianças de até dois anos. Na próxima semana, a capacitação visará questões práticas da atividade.

“Sou cozinheira há três anos e sempre que possível participo de capacitações. É incrível como aprendemos coisas novas para aplicar no nosso dia a dia”, comenta Janaína Muller, cozinheira da Escola de ensino fundamental Carlos Barbosa, localizada no Vale do Quilombo.

Na próxima semana, as cozinheiras participarão de atividades práticas, como elaboração de caldos, fundos e molhos, e explanação sobre os tipos de corte e lavagem de hortifrutis. As atividades ocorrerão na cozinha experimental das Damas de Caridade, no dia 15, coordenadas pelo chef Muskito. Além disso, no dia 16, o padeiro Natanael Contreiras conduzirá uma prática sobre a produção de pães, bolos e cucas na padaria escolar do município.

 

Visita à Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital São Miguel

Uma das atividades da capacitação durante esta semana foi a visita ao Hospital Arcanjo São Miguel. As servidoras puderam ver de perto como funciona a Unidade de Alimentação e Nutrição, além de todas as práticas de controle adotadas pelos funcionários, com a supervisão da nutricionista Laís Scariot.

O espaço serviu para exposição de dúvidas e como forma de compartilhar vivências. O ponto mais destacado durante a visita foram as medidas de higiene necessárias e essenciais para a elaboração do cardápio, tanto no hospital como nas escolas.