Prefeitura Municipal de Gramado

Resultados da visita do prefeito Fedoca a Brasília

GRAMADO VAI SEDIAR ENCONTRO NACIONAL DE UNIVERSIDADES ABERTAS DO BRASIL

Em visita a Brasília, o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, teve vários retornos positivos para a cidade de Gramado, e em diversas áreas. Uma delas é a confirmação do encontro dos coordenadores de Polos Educacionais da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que estarão reunidos nos próximos dias 27 e 28 abril na cidade.

Cerca de 100 representantes discutirão diversos assuntos relativos à educação e também elegerão o novo mandato do conselho nacional da categoria. O interesse surgiu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que é uma fundação do Ministério da Educação (MEC), por ser tratar de uma cidade turística, com belezas naturais, rede hoteleira com excelente grau de hospitalidade e recentemente criado o seu polo da UAB, o mais novo do país. A reunião do prefeito Fedoca e do secretário Adjunto da Governança e Desenvolvimento Integrado, Anderson Boeira, foi com o diretor de apoio aos Polos da CAPESAlexandre Marques Povoa.

A programação do encontro nacional já está definida e será divulgada em breve.

ESCOLA TÉCNICA À DISTÂNCIA PODE VIR PARA GRAMADO

Em encontro no Ministério da Educação, junto à Secretaria Nacional de Ensino Técnico, com a sua titular Eline Nascimento, e com a diretora de Articulação e Expansão de Educação Profissional Tecnológica (DAE) do MEC, Fernanda Marsaro dos Santos, o prefeito Fedoca discutiu a implantação na cidade de Gramado de uma E-TEC (Escola Técnica à distância), que seria instalada junto ao polo da UAB em Gramado, no bairro Moura. Esse é primeiro passo dado no sentido da criação dessa unidade, que oferecerá vários cursos técnicos em diversas áreas.

A prefeitura já está em contato com os institutos técnicos federais para trazer algumas dessas opções de cursos. A expectativa é para que no segundo semestre já estejam funcionando as aulas. O próximo passo é a autorização do conselho estadual de educação.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONHECE O PROJETO GRAMADO CIDADE INTELIGENTE

Durante a viagem a Brasília nessa semana, o prefeito Fedoca também esteve no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde apresentou o projeto Gramado Cidade InteliGENTE, que visa trazer a tecnologia aliada às necessidades das famílias Gramadenses, facilitando processos internos da administração e também criando alternativas para o público morador e turista, baseado em tecnologias avançadas e inteligência artificial. Fedoca esteve reunido com o coordenador de Sistemas na Secretaria de Telecomunicações do Ministério, Renan Tolentino, que demonstrou muito interesse em participar de alguma forma ao lado dos outros parceiros já alinhavados com a administração.

Segundo Fedoca “a chancela do Ministério significa aberturas de possibilidades de investimento, trazendo mais verbas para o projeto, além de apoio técnico e logístico para a execução das ações previstas"

AGENDA EM BRASÍLIA

O prefeito também teve agenda com o Ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra, e com a Secretaria Geral de Governo da Presidência da República, para tratar do andamento do processo do teto MAC (média e alta complexidade) do Hospital Arcanjo São Miguel. Além disso, Fedoca também garantiu repasses de verbas com alguns parlamentares, para diversos objetivos, entre eles, compra de equipamentos de saúde para o novo Centro de Saúde da Várzea Grande, para a atenção básica na saúde, além de R$ 250 mil já garantidos junto ao deputado federal gaúcho Henrique Fontana, para as próximas etapas das ciclofaixas de Gramado.