Prefeitura Municipal de Gramado
  • Prêmio Melhor Cidade
  • Prêmio Melhor Destino de Inverno
  • Prêmio Prefeito Empreendedor
  • Transparência na Internet
  • Travellers Choice

Oficinas debatem plano da Agenda Estratégica

Publicado 12.04.2018

Mecanismos e programas que visam projetar uma Gramado inovadora, moderna e sustentável para o futuro foram debatidas na terceira etapa das oficinas participativas da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana, que prepara o município para as próximas três décadas. As oficinas ocorreram na última terça (10) e quarta-feira (11), no polo da UAB, e reuniram a administração municipal, a equipe da CEPA Consultora e a comunidade gramadense, representada por membros da sociedade civil organizada e por autoridades.

Qualificar e diversificar o turismo; transformar a Avenida das Hortênsias em um boulevard, valorizando a vista para o Vale do Quilombo; valorização do pedestre e da zona rural; e a construção de uma perimetral foram ideias debatidas durante as oficinas.

“Esses encontros são momentos de diálogo onde o consenso supera qualquer interesse pessoal, esse é o princípio básico de uma plano integrado. Atualmente, o nosso trabalho baseia-se em 100 projetos que referem-se a 26 programas através das oito estratégias definidas durante as últimas oficinas”, comenta o arquiteto e urbanista, Rubén Pesci, à frente da Agenda Estratégica pela CEPA Consultora.

Em junho, a CEPA apresentará à comunidade gramadense o plano completo para validações e ajustes. Esse plano apresentará as soluções para alguns problemas críticos enfrentados pelos cidadãos no dia a dia, e encontrará novas frentes para oxigenar o turismo da cidade e a malha de negócios gramadense, sob o viés da sustentabilidade.

Como acompanhar as oficinas

Os relatórios preliminares dos trabalhos da Agenda Estratégica e do Plano de Mobilidade estão disponíveis nos links https://goo.gl/CnjoD5 e https://goo.gl/Ucz9Rd. Aqueles que não compareceram nos encontros anteriores ou não estarão nas próximas oficinas podem enviar suas sugestões para o e-mail  planejamento@gramado.rs.gov.br.