Prefeitura Municipal de Gramado

De olho na tecnologia e inovação

Publicado em 09.08.2018

Com intuito de conhecer os diversos espaços do polo de inovação do Parque Tecnológico da PUCRS (TECNOPUC), e visando fomentar a tecnologia em Gramado, o Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, esteve na última semana em Porto Alegre. Acompanhado do Secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Trabalho, Paulo Volk, e do Secretário Adjunto de Governança e Desenvolvimento Integrado, Anderson Boeira, Fedoca visitou diversos espaços do polo, entre eles o CriaLab e FabLab, sendo guiados pelo diretor da TECNOPUC Viamão, Júlio Cesar Ferst.

O CriaLab foi pensado para ser multifuncional, onde acontecem oficinas, treinamentos, reuniões com metodologias inovadoras e específicas para a dissolução de problemas, criação de produtos e soluções, e muito mais. Já no FabLab, as ideias podem se materializar. Nele existem todos os tipos de ferramentas para a prototipagem de produtos, entre as quais, as novíssimas impressoras 3D, que produzem os mais variados tipos de produtos, podendo criar até próteses internas para implantes.

Ainda estiveram acompanhando a visita, os médicos Algemir Brunetto e André Brunetto, diretores do Instituto do Câncer Infantil, e outras lideranças da área. Durante a agenda na capital também ocorreram reuniões com professores da universidade para discussão sobre smart cities, polos de inovação e ensino técnico.