Capacitação reúne mais de 50 artesãos Gramadenses

Publicado em 14.09.2018

Estiveram presentes o Prefeito em Exercício, Evandro Moschem, o Presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, o Secretário da Cultura, Allan John Lino, e a diretora de Indústria e Comércio, Suzana Guimarães. Evandro ressaltou a importância dos artesãos para o engrandecimento do setor turístico. “O artesanato de Gramado é marca registrada do turismo da cidade, portanto, devemos valorizar esse profissional e frequentemente propiciar ações como esta, que integram a classe”, salientou.

Já Néspolo trouxe boas notícias referentes à comercialização dos produtos artesanais na Vila de Natal, durante o Natal Luz. “Iremos priorizar que o artesão Gramadense utilize o espaço para divulgação e venda, deixando o local à disposição dessa categoria”, destacou.

A palestra da consultora de Marketing Jenny Runge trouxe um aspecto importante, que é o artesão valorizar a si mesmo e o seu produto, e sempre buscar aprender mais, além de criar oportunidades de venda. Acoordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Leal Garcia, também conversou com os participantes. O encerramento contou com uma oficina de Modelagem em Cerâmica com a artesã Ana Rocco.

O artesão Ênio Sartori, de 63 anos, participou da capacitação e comentou sobre a importância da valorização do trabalho realizado por centenas de artesãos na cidade. “Eu vivo do artesanato há 16 anos, e considero muito valoroso esse tipo de evento para tornar a nossa atuação mais forte. Já sabemos por onde caminhar, mas o incentivo e a união da classe são muito importantes”, disse. Ênio ainda ressaltou como positivos a abertura do espaço da Vila de Natal e os investimentos da administração municipal que priorizam o artista local.

Durante o seminário, houve o pré-lançamento da 8ª Feira Feito em Gramado, que ocorrerá em 2019, e a entrega dos certificados de participação na edição deste ano. Segundo o Secretário da Indústria e Comércio, Paulo Volk, em 2018, a Feira recebeu cerca de 25 mil visitantes. De acordo com pesquisa realizada, 99% dos expositores estarão presentes no próximo ano da Feito em Gramado.

O Artesão em Foco é uma parceria da Prefeitura, Secretaria de Indústria e Comércio, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e Programa Gaúcho do Artesanato (PGA).