Prefeitura busca melhorias para malha rodoviária

Publicado em 09.10.2018

Algumas melhorias na malha rodoviária da região serrana estiveram em pauta nesta segunda-feira (8) em uma reunião entre a Prefeitura de Gramado e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), em Porto Alegre. Os secretários Simone Bender (Governança e Desenvolvimento Integrado) e Luiz Quevedo (Trânsito e Mobilidade Urbana) estiveram reunidos com o diretor-presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, com o diretor técnico, Milton Cypel, e com a gerente de Engenharia, Aline Severo Martins.

No encontro, os representantes do Executivo Gramadense obtiveram informações sobre a licitação da obra de alargamento da ERS-115, no km 39, no sentido Taquara-Gramado, para eliminar as interferências dos fluxos das ruas Miguel Tissot (Estrada da Várzea Grande) e Caldas Júnior com a ERS-115, através da condução das correntes de tráfego oriundas destas vias urbanas para a rótula da avenida Perimetral, melhorando assim o trânsito no local e o acesso ao bairro. A proposta da empresa vencedora, no valor de R$ 1.028,706,33 está em fase de habilitação. Uma vez concluído o processo licitatório, a obra poderá receber ordem de início.

Cumprindo o compromisso de ouvir a comunidade, numa gestão democrática e participativa, em 2017, a administração municipal esteve reunida com os moradores do bairro Três Pinheiros e com a a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Zucolotto para tratar do projeto da obra viária da Rua Miguel Tissot e ERS 115, visando a segurança na travessia dos pedestres. Além disso, o projeto, elaborado pela Prefeitura, foi apresentado à comunidade num encontro entre o Executivo e os moradores do bairro e também da Várzea Grande. O Ministério Público e o Judiciário, representados pelo Promotor de Justiça, Dr. Max Guazelli, e pela juíza Aline Ecker Rissato, titular da 2ª Vara Judicial da Comarca de Gramado, tiveram importante contribuição na condução da solução.

Outra demanda solicitada pela Prefeitura de Gramado à EGR durante a agenda em Porto Alegre foi o estudo de implantação de uma futura rótula no km 36 da ERS-235 próximo à concessionária Fiat Sul Auto Peças, para que os motoristas possam fazer o retorno sem necessidade de atravessar as pistas, o que é chamado retorno espera zero, garantindo menor risco de acidentes.

A possibilidade de instalação de refúgio central, após estudos técnicos, e o reforço da sinalização no km 24 da ERS-235, na Linha Araripe, também foram medidas apresentadas pela EGR para melhorar a segurança no trecho.

Outra intervenção importante que irá atender aos moradores da Várzea Grande e da Vila do Sol, está sendo estudada. Pelas tratativas, será um projeto com sistema binário, na ERS-115, que já está sendo elaborado pelo consórcio STE, contratado pela EGR.