Prefeitura Municipal de Gramado

Associação dos Fornos comemora 13 anos

Publicado em 11.10.2018

Relembrando a trajetória dos 13 anos da Associação dos Fornos de Gramado (AFG), ocorreu nesta quarta-feira (10) o encontro anual dos associados na Sociedade da Linha Nova, reunindo aproximadamente 200 pessoas em uma grande confraternização, destes que se empenham pela qualidade nos produtos vindos da zona rural do município, fornecidos nos Fornos, localizados junto à Praça das Etnias

A Associação é formada por 12 grupos de agricultores, cada equipe representa uma determinada localidade do interior do município, somando 172 associados. As famílias trabalham em finais de semana na produção de cucas e pães. Os produtos recém-saídos dos fornos atraem muitos turistas e moradores da cidade, pela sua qualidade, sabor e pela história trazida por cada um dos produtores.

Além dos agricultores, estiveram presentes no encontro o Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, o Secretário da Agricultura Alexandre Meneguzzo e sua equipe, a EMATER de Gramado e representantes do Setor de Cooperativismo da EMATER de Porto Alegre, que trouxeram a palestra “Associativismo: a união que faz a força”, ministrada por Luciana Muzinski.

Fedoca saudou os presentes elogiando o trabalho que vem sendo realizado pela AFG em Gramado e destacou a importância do encontro oportunizando maior convivência entre todas as famílias rurais integrantes da associação. Já o Secretário da Agricultura enalteceu o empenho de todos no trabalho realizado que atrai semanalmente inúmeros turistas à Praça das Etnias.

A associação, que foi construída com apoio da EMATER, teve o seu primeiro encontro realizado também na Linha Nova, em 2005.

Segurança pública no interior – Durante o encontro a Brigada Militar também se fez presente, com a participação do Capitão Lemartine Venzo, que trouxe informações sobre segurança pública, organização comunitária, mobilização e a aproximação da população com a polícia. Na noite de quarta-feira (10), a localidade do Morro do Arame, também recebeu a capacitação.