Prefeitura Municipal de Gramado

Gramado receberá a Tocha Olímpica em 2016

Depois de muitas negociações, está confirmado: a Tocha Olímpica passará por Gramado em junho do próximo ano. A confirmação de que Gramado está na lista das cidades contempladas foi anunciada na última terça-feira, 6, em uma reunião, na Prefeitura, entre o Chefe de Gabinete, Leonardo Pereira Dias, o Secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado, Germano Junges, o Coordenador de Projetos, Marcos Taron, o Coordenador-Geral do Grupo Temático das Olimpíadas, Mauricio Nunes Santos, e os Diretores da Secretaria de Esporte e Lazer do RS, Carlos Eduardo Teixeira e Alexandro Correa Lopes.

O trajeto que a Chama fará no município já foi decidido e está sendo avaliado por uma comissão de segurança. O revezamento em todo o país vai durar entre 90 e 100 dias, com a Chama chegando ao Maracanã, palco de abertura dos jogos, no dia 5 de agosto. Serão em torno de 12 mil condutores da tocha e a chama circulará por cerca de 20 mil km por estradas e ruas brasileiras.

Em Gramado, a Tocha percorrerá aproximadamente cinco quilômetros e terá cerca de 52 corredores, preferencialmente gramadenses ou que tenham alguma representatividade no município. Esses carregadores serão alguns indicados pelo município e os outros podem se inscrever através de campanhas lançadas pelos patrocinadores do evento. O site oficial do Rio 2016 tem inscrições abertas para os carregadores da chama Olímpica que podem ser feitas tanto por e-mail quanto via rede social. O município elaborará um projeto para trabalhar com as escolas o tema e, se possível, propiciar a algumas crianças de fazer parte deste dia histórico.

A oportunidade de recebermos a Chama Olímpica na nossa cidade é muito significativa, pois conectará Gramado no cenário mundial, mostrando um pouco das nossas belezas e da nossa cultura, além de incentivar à prática esportiva em nossa comunidade”, destaca o Chefe de Gabinete, Leonardo Pereira Dias.

No dia 29 deste mês, acontecerá, em Porto Alegre, uma mobilização de todas as cidades do Estado, que farão parte do trajeto da Chama, para uma apresentação da dinâmica de estruturação do evento. Na oportunidade, haverá reuniões políticas de engajamento, reuniões técnicas e também de segurança.