Prefeitura Municipal de Gramado

Contrato de concessão para o Museu do Festival

Gramado está pronta para homenagear e preservar a história de um dos grandes eventos realizados no município. Na manhã desta sexta-feira, dia 11 de março, houve a assinatura do contrato de concessão para a implantação e gestão do Museu do Festival de Cinema de Gramado.

O Museu, que totaliza mais de 400 m² de área bem no centro da cidade, junto ao Palácio dos Festivais, deve ser inaugurado no mês de agosto. As instalações receberão investimentos em tecnologia de última geração, além de uma cafeteria e loja de souvenires.

Com acervo de fotos, arquivos e equipamentos, o objetivo é tornar o espaço uma nova alternativa de turismo, conforme a secretária de turismo, Rosa Helena Volk. “Gramado recebe uma média de 6 milhões de turistas por ano. Esse museu terá como referência o Festival de Cinema, que é um dos eventos mais conhecidos do Brasil, e ainda será um novo atrativo turístico para nossa bela cidade”, pontua Rosa Helena.

Mauro Silva e Delurdes Zangalli da Silva, representantes da empresa vencedora da licitação, que pertence ao grupo Gramado Parks, demonstraram-se lisonjeados em fazer parte desta bela história que se inicia. “É um projeto inédito no Rio Grande do Sul, que será responsável por contar a bela história do cinema brasileiro, este que gerou a criação do nosso Festival de Cinema e o levou para a mídia do Brasil e Exterior”, comenta Mauro.

A empresa licitada arcará com os recursos financeiros para implantar o projeto, tendo uma carência de 12 meses para o pagamento do aluguel. Lembrando que a arrecadação será investida 80% no Fundo Municipal de Turismo e 20% no Fundo Municipal de Cultura.

O valor do ingresso será fixado em R$ 20 e R$ 30 reais por visitante, respeitando as meias entradas de lei, mas a população gramadense garante sua entrada de forma totalmente gratuita.

“Somos incansáveis na criação e projeção de novos atrativos para a comunidade e visitantes. Gramado conquista mais um belíssimo espaço, que contará a história de um dos nossos principais eventos, mostrando assim o orgulho e dedicação de todos que fizeram parte dos 43 anos de Festival de Cinema de Gramado”, comenta Nestor Tissot, Prefeito Municipal.