Prefeitura Municipal de Gramado

Inauguração da nova sede do CAPS será na segunda (23)

Desde o dia 31 de outubro, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Gramado, está atendendo em novo endereço. Os atendimentos são realizados na rua Ermelinda Barbacovi, 58, bairro Bavária, próximo à Delegacia de Polícia Civil. Na segunda-feira, dia 23, às 17h30, a Administração Municipal realizará a inauguração oficial da nova sede, que teve investimento de R$ 20 mil.

O antigo CAPS ficava localizado no Centro Municipal de Saúde. A troca de endereço foi um pedido realizado ao Secretário de Saúde, Jeferson Moschen, pela equipe técnica do Centro no final de 2014 devido a crescente demanda de trabalho e a necessidade de aumento dos atendimentos. Segundo a psicóloga e coordenadora do CAPS, Rafaela Dambros Silveira, “o Ministério da Saúde sugere e orienta que os Centros de Atenção Psicossocial possuam um espaço acolhedor, com pátio onde possam ser promovidos momentos de convivência agradáveis para os usuários. Sair do modelo de Unidades Básicas padrão é proposital visto que o CAPS deve ser “a segunda casa” do usuário”.

“A troca de ambiente trouxe inúmeros benefícios aos usuários do serviço. Agora, estamos trabalhando para aumentar a oferta de atendimentos já existentes e espaços de convivência”, destaca o Secretário de Saúde Jeferson Moschen.

O CAPS é o centro de referência em saúde mental do município, com atendimento ao Sistema Único de Saúde. Atende pacientes com demanda em transtornos mentais, como depressão, dependência química, alcoolismo, entre outros que necessitem de um cuidado intensivo com olhar multidisciplinar. Inserido no Plano Terapêutico Individual, os pacientes contam com atendimentos individuais e em grupos, acompanhamento terapêutico, visitas domiciliares, entre outros, para que se possa ajudar o paciente da melhor maneira possível.

“O CAPS cumpre importante papel de auxílio, orientação e reintegração social de centenas de pessoas, é uma ferramenta muito importante de atuação na Saúde Pública. Agora, na nova sede, os pacientes têm um local mais amplo e bonito para realizarem as atividades propostas”, destaca o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.