Boa noite!
Hoje é 04 de maio de 2024

Estudo de áreas afetadas pelas chuvas foi apresentado aos moradores do Três Pinheiros

Representantes da Prefeitura e da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia detalharam como os trabalhos estão sendo desenvolvidos!

A Administração Municipal de Gramado, representada pelo prefeito Nestor Tissot, pelo vice-prefeito Luia Barbacovi, pela secretária de Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, pelo secretário de Governança, Germano Junges, pelo secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, pelo secretário de Obras, William Camillo e pelo chefe da Defesa Civil Municipal, Cássio Júnior, juntamente com o engenheiro Geotécnico Alexandre Nichel, da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia, promoveu uma reunião com os moradores do bairro Três Pinheiros, na noite de terça-feira (23), com o propósito de apresentar os estudos e o projeto de recuperação das áreas afetadas pelas chuvas em novembro de 2023.

O chefe do Poder Executivo abriu o encontro tranquilizando a comunidade local, destacando que a região do Três Pinheiros tem sido tratada com a máxima atenção pelo poder público. “Os equipamentos instalados na área e as sondagens realizadas apontam que não houve mais nenhuma movimentação no solo. Nossas equipes trabalham diariamente nesta situação, os projetos foram desenvolvidos com agilidade e agora aguardamos um posicionamento da Defesa Civil Nacional em relação ao repasse de recursos para dar início as obras”, revelou Tissot.

O valor total estimado para a execução das obras supera os R$ 22 milhões, incluindo três pontos do bairro, entre rupturas próximas ao anel viário e da encosta na Rua Ladeira das Azaléias. No encontro o prefeito Nestor Tissot informou que o município aguardará o retorno do Governo Federal até a segunda quinzena do mês de maio e caso isso não aconteça, iniciará a primeira etapa da obra, estimada em mais de R$ 5 milhões, com recursos próprios. “Os estudos nos dão esta tranquilidade e estamos aqui para firmar este compromisso com vocês moradores”, ressaltou Tissot. Em atendimento a um pedido dos moradores, a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente esclareceram que estão efetuando o levantamento dos eucaliptos em situação de risco e dos demais exemplares que serão suprimidos na área próxima ao anel viário.

NÃO EXISTE MOVIMENTAÇÃO DE SOLO QUE POSSA ATINGIR AS CASAS

Maior preocupação da comunidade local, a possibilidade de que novos deslizamentos atinjam as casas foi descartada pelo engenheiro Alexandre Nichel. “Em caso extremo de chuva devemos ter uma movimentação mínima no solo, ocasionando no máximo a descida de uma água barrenta até a perimetral”, projeta Alexandre, lembrando que já foram executadas diversas ações emergenciais visando a estabilização da área.

Já os estudos conclusivos, envolvendo as demais áreas do município afetadas pelas chuvas de novembro de 2023, estão sendo executados pela empresa BSE Engenharia Geotécnica e Ambiental, devendo ser entregues ao Poder Executivo até o próximo mês de junho.