Boa noite!
Hoje é 04 de maio de 2024

Secretaria do Meio Ambiente e CRAS realizam trilha guiada no Parque Natural Municipal dos Pinheiros

Nos dias 17, 18 e 19 de abril, a Secretaria do Meio Ambiente recebeu crianças e adolescentes vinculados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Várzea Grande, para realização de trilha guiada no Parque dos Pinheiros. O local serviu como laboratório vivo, onde os participantes puderam observar diretamente os conceitos de ecologia e sustentabilidade em ação, além de visualizarem espécies da flora e fauna nativas dentro do ambiente natural.

A experiência imersiva na natureza proporciona momentos de lazer e aprendizado, além de desempenhar um papel crucial na formação da consciência ambiental dos jovens participantes. “Ao explorarem as trilhas do parque, que é um fragmento preservado da Mata Atlântica, eles tiveram a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade local, a importância da conservação dos ecossistemas, o respeito pela vida silvestre, e os impactos das atividades humanas no meio ambiente”, destaca a secretária Cristiane Bandeira.

A secretária também ressalta que além do aspecto educacional, a atividade de trilha guiada buscou promover a inclusão social, permitindo que jovens de diferentes origens compartilhassem experiências e desenvolvessem um senso de comunidade e pertencimento. “Atividades como esta, ao ar livre, são extremamente benéficas para o desenvolvimento físico e emocional, oferecendo uma pausa do ambiente urbano e tecnológico em que muitos estão imersos. O contato com a natureza tem sido associado a diversos benefícios para a saúde mental, como a redução do estresse e a melhoria do humor e da autoestima”, conta.

O contato com a natureza é fundamental para que as novas gerações compreendam a interdependência entre o bem-estar humano e a saúde dos ecossistemas. Ao fornecer essas experiências educativas e inclusivas, a Secretaria do Meio Ambiente está contribuindo significativamente para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente.